Indicadores de Operação
Introdução
A Resolução 400/2021, que dispõe sobre a Política de Sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário, mostra um processo de amadurecimento e evolução, desde 2018, a respeito da implementação de ações visando o desenvolvimento sustentável e o alinhamento com a Agenda 2030.
Entretanto, o JusClima entende que a vinculação da Resolução 400/2021 com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) precisa ser feita de maneira mais explícita, diante da urgência em se atingir as metas nos próximos 9 anos.
Os indicadores fazem parte do nosso dia a dia; são parte das informações que as instituições usam para entender suas realidades e contextos. Eles são essenciais para compreender o presente, avaliar as possíveis ações que podem ser tomadas, medir os resultados dos movimentos realizados e avaliar o progresso em direção às metas traçadas.
As propostas de indicadores apresentadas a seguir são fruto de discussões teórico-práticas, com equipe multidisciplinar, com o objetivo de tornar tangíveis as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São reflexões iniciais que precisam de aprofundamento com a participação de mais atores e setores do judiciário.
Os indicadores fazem parte do nosso dia a dia; são parte das informações que a sociedade usa para entender o mundo. Eles são essenciais para compreender as condições atuais, avaliar as opções de gerenciamento que podem ser propostas, rastrear os resultados das ações tomadas e avaliar o progresso em direção às metas traçadas (Meadows, 1998).
No contexto ambiental, os indicadores são parâmetros ou valores que descrevem o estado do ambiente e seus impactos nos seres humanos, ecossistemas e matérias, as pressões no ambiente, as forças atuantes e a respostas da- das a esse sistema, isto é, os indicadores auxiliam na tomada de decisão (European Environ- ment Agency, 2017). Ao propormos os Indicadores de Operação para o Judiciário levamos em consideração a diversidade dos órgãos e estruturas que o com- põem. Entendemos que se faz necessária uma etapa de conscientização preliminar a respeito da importância da coleta de dados para posterior desenvolvimento da “cultura” em trabalhar com os dados.
Os indicadores apresentados são produto de discussões teóricas e práticas sobre “o quê” está sendo coletado, “como” está sendo realizado e qual a “precisão” das informações prestadas. Essa reflexão é importante para que todos os envolvidos compreendam os benefícios dos indicadores como ferramenta norteadora da governança, auxiliando na tomada de decisão e no atendimento aos requisitos mínimos da Agenda 2030.
O Plano de Logística Sustentável – PLS, que foi instituído no Judiciário através da Resolução CNJ 201/2015, elencou, no seu Anexo I, um conjunto de indicadores mínimos para avalia- ção do desempenho ambiental e econômico.
Embora tenham trazido grande avanço em relação às práticas do passado, estes indicadores estão dissociados da Agenda 2030 e não levam em consideração as questões sociais do tripé da sustentabilidade (ambiental, econômico e social).
Cabe salientar que neste capítulo serão apresentados os Indicadores de Operação, que levam em consideração, principalmente, os aspectos ambientais e econômicos. Em capítulo subsequente, serão tratados os Indicadores Sociais. Ao propor uma reflexão sobre os Indicadores de Operação, buscou-se na bibliografia internacional critérios para a escolha de bons indicadores que pudessem ser adaptados para o âmbito do Judiciário.
O método utilizado para adequar os indicadores propostos na Resolução 201/2015 à Agenda 2030 foi composto de três etapas e teve como ponto de partida entender “onde estamos” e “para onde vamos”:
Etapa 1: Análise: reflexão acerca dos indicadores da Resolução 201/2015, suas medições e resultados alcançados após 5 anos de vigência.
Etapa 2: Estudo:
- Dos ODSs da Agenda 2030 de modo a compreender o seu escopo e vislumbrar aplicações no âmbito do Poder Judiciário.
- De sistemas de avaliação ambiental baseados em indicadores e de critérios para seleção de indicadores.
Etapa 3: Proposição: de uma estrutura de indicadores que contemple a Agenda 2030 e se adeque às diretrizes do Poder Judiciário. Além disso, buscou-se identificar a relação dos indicadores propostos com os ODSs.
A seguir, serão explicitados os principais resultados alcançados.
Etapa 1
Como as rubricas de Telefonia e Segurança não abarcam as três dimensões da sustentabilidade (social, ambiental e econômica), sugere-se não as considerar no PLSI. Isso, entretanto, não impede que os contratos sejam monitorados do ponto de vista econômico ao longo do tempo, por se tratar de valores expressivos.
Para a rubrica Limpeza sugerimos, num primeiro momento, excluir da cesta de indicadores do PLSI. Por reconhecer a importância desse contrato serão propostas recomendações na contratação desse serviço visando orientar a adoção de determinados produtos de limpeza, em detrimento de outros. Os demais indicadores serão mantidos e adaptados aos ODSs da Agenda 2030, como será mostrado na Etapa 3.
Quadro 1 – Reflexão sobre os indicadores da Resolução 201/2015 do CNJ.
Grupo | Indicador atual | Sugestão |
---|---|---|
Impressão | Quantidade de equipamentos de impressão | Manter e contextualizar |
Quantidade. folhas impressas | Manter e contextualizar | |
Gasto com aquisição de suprimentos | Excluir | |
Gasto com aquisição de impressoras | Excluir | |
Gastos com contratos de terceirização de impressão | Manter | |
Telefonia | Gasto com telefonia fixa | Excluir |
Total de linhas de telefonia fixa | Excluir | |
Gasto com telefonia móvel | Excluir | |
Total de linhas de telefonia móvel | Excluir | |
Gestão de Resíduos | Destinação de papel | Manter |
Destinação de plástico | Manter | |
Destinação de vidro | Manter | |
Destinação de metais | Manter | |
Total de materiais destinados à reciclagem | Manter | |
Destinação de resíduos de informática | Manter | |
Reformas | Gastos com reformas no período base | Excluir |
Gastos com reformas no período de Referência | Excluir | |
Restos de obras enviados para reciclagem | Manter e integrar à Gestão de Resíduos | |
Limpeza | Gastos com Contratos de Limpeza no Período-Base | Excluir |
Área Contratada | Excluir | |
Gastos com Contratos de Limpeza no Período de Referência | Excluir | |
Gasto com material de limpeza | Excluir | |
Vigilância | Gastos com Contratos de Vigilância Armada no Período- Base | Excluir |
Quantidade de Postos de Vigilância Armada no Período- Base | Excluir | |
Gasto relativo com Contratos de Vigilância armada | Excluir | |
Gastos com Contratos de Vigilância Desarmada no Período-Base | Excluir | |
Quantidade de Postos de Vigilância Desarmada no Período-Base | Excluir | |
Gasto relativo com Contratos de Vigilância Desarmada | Excluir | |
Gasto Total com Contratos de Vigilância no Período de Referência | Excluir | |
Variação dos gastos com contratos de vigilância | Excluir | |
Veículos | Usuários por veículo de serviço | Excluir |
Usuários por veículo de Magistrado | Excluir | |
Gastos com Manutenção de Veículos | Excluir | |
Gasto relativo com manutenção dos veículos | Excluir | |
Gastos com Contratos de Motoristas | Excluir | |
Gasto relativo com contrato de motoristas | Excluir | |
Combustíveis | Gastos com combustível | Manter e integrar |
Qualidade de Vida | Participações da Força de Trabalho em Ações de Qualidade de Vida | Excluir |
Participação relativa em ações de qualidade de vida | Excluir | |
Participações em Ações Solidárias | Excluir | |
Capacitação Socioambiental | Participação em Ações de sensibilização e capacitação | Manter |
Participação relativa em capacitação e sensibilização socioambiental | Manter | |
Pessoal | Total de Magistrados | Manter |
Total de Servidores | Manter | |
Total de Estagiários | Manter | |
Total de Terceirizados | Manter | |
Total de Conciliadores | Manter |
Etapa 2
Nesta etapa foram realizadas pesquisas em bibliografia nacional e internacional acerca de Indicadores: conceitos, critérios de seleção e tipos de indicadores. Verificou-se, primeiramente, que os indicadores devem ser SMART, cuja sigla significa (ICSU e ISSC, 2015):
- Specific: Específico, claro, não dúbio, deve deixar claro o seu objetivo.
- Measurable: Mensurável, que pode ser traduzido em números.
- Attainable: Atingível, realizável, de preferência, acordado entre as partes envolvidas.
- Realistic: Realista e relevante.
- Timely: Temporizável, tem prazo determinado para sua medição.
Após, foram estudados modelos de sistema de avaliação ambiental baseados em indicadores. A partir do modelo adotado pelo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA, 2002), denominado PEIR (conforme descrição abaixo), buscou-se adaptá-lo e simplificá-lo para a estrutura do Judiciário, transformando-o em PIR.
Quadro 2: Estrutura de Indicadores
PNUMA | Poder Judiciário | |
PRESSÃO (P) – São fenômenos que pressionam o ambiente de maneira direta ou indireta e são causadores de problemas ambientais. | X | X |
ESTADO (E) – É o que acontece com o meio ambiente; reflete a qualidade de vida. | X | |
IMPACTO (I) – São efeitos na qualidade de vida, ecossistemas e socioeconomia. | X | X |
RESPOSTA (R) – É o que está sendo feito diante das condições da Pressão | X | X |
Optou-se por excluir os indicadores de Estado por vários motivos, entre eles: complexidade na coleta de dados (no ambiente), necessidade de pessoas qualificadas para a coleta ou equipamentos especiais não sendo, portanto, um indicador SMART no contexto do Judiciário.
Etapa 3
Na última etapa, os indicadores mantidos da Resolução 201/2015 foram alinhados aos ODSs pertinentes. Dos 17 ODSs da Agenda 2030, sete se alinharam aos Indicadores de Operação (6, 7, 11, 12, 13, 15 e 17) e para cada um deles foi selecionada, no mínimo, uma meta. Para torná-las específicas ao contexto do Judiciário, foram feitas adaptações no texto, sendo que alguns trechos foram desconsiderados (em cinza claro), ou tiveram termos substituídos (ver primeira coluna do Quadro 4).
Nem todos os ODSs possuem indicadores de pressão, impacto e resposta visto que se adotou o critério SMART. Alguns indicadores estão vinculados de forma direta a um ODS, mas também, atingem de forma indireta outros ODSs, o que aumenta a sua robustez. A última coluna do Quadro 4 informa quais os ODSs são atingidos de maneira indireta.
Antes de apresentar os Indicadores de Operação, considerou-se pertinente fazer um levantamento de informações que devem ser coletadas preliminarmente para tornar os cálculos mais fáceis e ágeis (Quadro 3).
Quadro 3 – Dados a serem coletados
Dado | Descrição | Periodicidade | Unidade de medida |
Água consumida | Quantidade de água da concessionária consumida no período | Mensal | m3 |
Água consumida no ano anterior | Quantidade de água da concessionária consumida no ano anterior ao período | Anual | m3 |
Gasto com água | Valor gasto em R$ com água da concessionária no período | Mensal | Reais (R$) |
Energia consumida | Quantidade de energia da concessionária consumida no período | Mensal | KWh |
Energia consumida no ano anterior | Quantidade de energia da concessionária consumida no ano anterior ao período | Anual | KWh |
Gasto com energia | Valor em R$ gasto com energia da concessionária no período | Mensal | Reais (R$) |
Energia renovável produzida | Quantidade de energia renovável produzida no período | Mensal | KWh |
Energia renovável produzida no ano anterior | Quantidade de energia renovável produzida no ano anterior ao período | Anual | KWh |
Consumo de gasolina | Quantidade de gasolina consumida no período | Mensal | Litros |
Consumo de etanol | Quantidade de etanol consumido no período | Mensal | Litros |
Consumo de diesel | Quantidade de diesel consumido no período | Mensal | Litros |
Gasto com gasolina | Valor em R$ gasto com a aquisição da gasolina consumida no período | Mensal | Reais (R$) |
Gasto com etanol | Valor em R$ gasto com a aquisição do etanol consumido no período | Mensal | Reais (R$) |
Gasto com diesel | Valor em R$ gasto com a aquisição do diesel consumido no período | Mensal | Reais (R$) |
Parcerias | Número de entidades recicladoras Meta: mínimo de 30% das unidades judiciárias terem convênio com entidades recicladoras | Anual | Convênios/Acordos |
Pessoas | Quantidade de pessoas (magistrados, servidores, estagiários e terceirizados) que trabalham no órgão; não considerar público externo | Anual | Pessoas |
Área Construída (m2) | É obtida calculando a área do contorno externo da edificação (incluindo paredes e pilares) multiplicado pelo número de pavimentos. | Anual | m2 |
Área Útil (m2) | Área construída efetivamente aproveitada do imóvel, correspondente à soma das áreas de piso, das quais se excluem as paredes. Para calculá-la usa-se a fórmula: Área útil = Área Construída /1,1 | Anual | m2 |
No de pessoas que utilizam majoritariamente a bicicleta para trabalhar | É obtido através de pesquisa de mobilidade aplicada ao público interno Majoritariamente – considerar quando o deslocamento é feito por bicicleta/transporte público em mais de 50% dos dias do ano | Anual | Pessoas |
No de pessoas que utilizam majoritariamente o transporte público para trabalhar | É obtido através de pesquisa de mobilidade aplicada ao público interno Majoritariamente – considerar quando o deslocamento é feito por bicicleta/transporte público em mais de 50% dos dias do ano | Anual | Pessoas |
Resíduos orgânicos | Resíduos orgânicos/rejeito gerados e enviados para aterro sanitário | Mensal | Toneladas |
Resíduos orgânicos – período anterior | Resíduos orgânicos/rejeito gerados e enviados para aterro sanitário no período anterior | Anual | Toneladas |
Resíduos recicláveis | Resíduos recicláveis gerados e enviados para reciclagem no período | Mensal | Toneladas |
Resíduos recicláveis – período anterior | Resíduos recicláveis gerados e enviados para reciclagem no período anterior | Anual | Toneladas |
Destinação de lâmpadas | Quantidade de lâmpadas enviadas para reciclagem no período | Anual | Unidades |
Destinação de pilhas e baterias | Quantidade de pilhas e baterias enviadas para reciclagem | Mensal | Kg |
Resíduos de saúde | Quantidade de resíduos de saúde enviadas tratamento e disposição final | Mensal | Kg |
Impressoras | Número de Impressoras instaladas no órgão | Anual | Unidades |
Impressões | Número de folhas impressas no período | Mensal | Unidades |
Resíduos de Construção Civil | Quantidade de resíduos de construção civil gerados | Anual | m3 |
Construção nova | Área de novas construções realizadas no período | Anual | m2 |
Gastos com resíduos orgânicos | Gasto com a destinação correta de resíduos orgânicos e rejeito gerados e enviados para aterro sanitário | Mensal | Reais (R$) |
Gastos com resíduos recicláveis | Gasto com a destinação correta de resíduos recicláveis gerados enviados para reciclagem | Mensal | Reais (R$) |
Reformas para sustentabilidade | Gasto com reformas para aumento da sustentabilidade | Anual | Reais (R$) |
Gasto com reformas | Gasto total com reformas no período | Anual | Reais (R$) |
Compras sustentáveis | Gasto em compras públicas sustentáveis no período | Anual | Reais (R$) |
Compras públicas | Gasto em compras públicas (sustentáveis e não sustentáveis) no período | Anual | Reais (R$) |
Licitações sustentáveis | Número de licitações com critérios de sustentabilidade realizadas no período | Anual | Licitações |
Licitações conformes | Número de licitações conformes realizadas no período | Anual | Licitações |
Resíduos gerados | Quantidade de resíduos gerados no período | Mensal | Toneladas |
Papel destinado | Quantidade de papel destinado no período | Mensal | Toneladas |
Plástico destinado | Quantidade de plástico destinado no período | Mensal | Toneladas |
Metal destinado | Toneladas de metal destinados no período | Mensal | Toneladas |
Vidro destinado | Toneladas de vidro destinados no período | Mensal | Toneladas |
Destinação de lâmpadas | Gasto para destinação correta de lâmpadas | Mensal | Reais (R$) |
Destinação de pilhas e baterias | Gasto para destinação correta de pilhas e baterias no período | Mensal | Reais (R$) |
Resíduos de saúde | Gasto para o envio de resíduos de saúde para tratamento e disposição final | Mensal | Reais (R$) |
Pessoas capacitadas | Número de pessoas capacitados nas temáticas ambientais ou climáticas | Anual | Pessoas |
Capacitações ambientais | Número total de capacitações que tratam da temática ambiental ou climática | Anual | Capacitações |
Capacitações | Número total de capacitações realizadas pelo órgão no período | Anual | Capacitações |
Áreas não permeáveis | Área total de terreno ou edificação que possui revestimento de piso, telhado ou laje, não permitindo que a água da chuva penetre no solo | Anual | m2 |
Área de terreno | Área total dos terrenos onde estão as edificações do órgão | Anual | m2 |
Área verde | Total de área coberta por vegetação, seja no nível do solo, terraços, paredes ou telhados | Anual | m2 |
Equipamentos de informática – Doação | Quantidade total de equipamentos de informática doados no período | Anual | Equipamentos |
Equipamentos de informática – Desfazimento | Quantidade total de equipamentos de informática enviados para desfazimento | Anual | Equipamentos |
Equipamentos de informática – Pessoas beneficiadas | Número de pessoas beneficiadas diretamente pelos equipamentos de informática doados | Anual | Pessoas |
Equipamentos de informática – Pessoas atendidas | Número total de pessoas atendidas pelas entidades beneficiadas pelos equipamentos | Anual | Pessoas |
Mobiliário – Doação | Quantidade total de mobiliário doado no período | Anual | Peças |
Mobiliário – Desfazimento | Quantidade de mobiliário enviados para desfazimento no período | Anual | Peças |
Mobiliário – Pessoas beneficiadas | Número de pessoas beneficiadas diretamente pelos mobiliários doados | Anual | Pessoas |
Mobiliário – Pessoas atendidas | Número total de pessoas atendidas pelas entidades beneficiadas pelos mobiliários | Anual | Pessoas |
Área compartilhada | Área construída efetivamente aproveitada do imóvel que esteja sendo ocupada por outro órgão | Anual | m2 |
Sugere-se que a coleta e análise dos dados seja feita mensalmente, pois isto permite identificar qualquer desvio do padrão no mês corrente, oportunidade em que se pode agir corretivamente. Caso contrário, os problemas serão identificados somente ao final do ano, após meses de desperdício de recursos (naturais e/ou públicos).
O Quadro 4 apresenta os Indicadores de Operação propostos para o contexto do Judiciário, a meta escolhida como viável de ser traduzida, a descrição e a fórmula do indicador, a legenda das variáveis e os ODS atingidos de forma indireta.
Os indicadores foram classificados em Obrigatórios e Opcionais (descritos na primeira coluna do Quadro 4). Os Opcionais são indicadores mais específicos, com informações que podem não estar sendo coletadas ou, não se aplicar a todos os órgãos. Propõe-se que os órgãos que já têm a cultura de coletar os dados dos indicadores opcionais sigam coletando e que os órgãos que não possuem os dados, se organizem para coletá-los, se pertinente.
No total, foram propostos 39 indicadores Obrigatórios e 10 Opcionais. Para os ODSs 6,13 e 15 foram propostos entre 2 e 3 indicadores e para os ODSs 7 e 17, 5 e 7 indicadores, todos eles obrigatórios.
Apenas os indicadores dos ODSs 11 e 12 foram classificados em Obrigatórios e Opcionais (30 no total). Como se referem à qualidade do ar e gestão de resíduos, respectivamente, resultaram em um maior número de indicadores devido à variedade de combustíveis e resíduos existentes.
Acredita-se que a sistematização da coleta de dados e o compartilhamento destas informações poderão ser entraves a serem vencidos junto aos órgãos. Num primeiro momento, arelação de informações e indicadores pode parecer extensa mas, se sistematizadas/informatizadas e alimentadas mensalmente, o cálculo dos indicadores faz-se de forma automática.
Novamente chama-se a atenção para as ações de conscientização que precisam ser feitas com magistrados, servidores, terceirizados e estagiários, para que entendam a importância da coleta de dados e dos indicadores para que estes orientem as ações de sustentabilidade no Judiciário. A coleta de dados e indicadores serão inúteis se não houver tomada de decisão baseada em informação qualificada.
Para melhor entendimento do Quadro 4 seguem algumas notas explicativas:
1. Sugere-se que o período para cálculo dos indicadores seja anual, iniciando no mês de Janeiro e fazendo o reporte no mês de Janeiro do ano subsequente.
2. Sobre a pesagem dos resíduos, entende-se que existe um gargalo na coleta de informações pois nem todos os órgãos possuem balança. A medição atual ainda não é padronizada sendo que a medição ora é feita em balanças (kg), ora é feita por meio da contagem de sacos de lixo (litros). Sugerimos que em locais onde não há balança seja inserido no Termo de Referência da Contratação dos Serviços de Limpeza a inclusão de uma balança e a atividade de pesagem dos resíduos. Dessa forma, os dados que hoje são coletados de maneira estimada e não padronizada passarão a representar, com mais exatidão, os impactos gerados, orientando ações para redução de resíduos no Judiciário.
3. Com relação à variável “Pessoas”, estão sendo consideradas nesta primeira versão de Indicadores de Operação, apenas as pessoas que trabalham no Judiciário: servidores, magistrados, estagiários e terceirizados. Como nem todas as edificações do Judiciário possuem controle da quantidade de pessoas atendidas diariamente, o público externo não está sendo considerado neste primeiro momento. Entretanto, acreditamos ser de extrema relevância a sua quantificação, pois o público externo que acessa aos serviços judiciários é considerável e gera impactos de várias ordens: locomoção (emissões de GEE); uso de energia (iluminação, elevadores, ar condicionado, ventiladores, etc.); água (banheiros, bebedouros) e resíduos. Portanto, fica como recomendação que se criem mecanismos de quantificação do público externo em todas as edificações do Judiciário para que os consumos possam ser medidos de maneira mais fiel ao que ocorre na realidade.
4. Um segundo fator relacionado à variável “pessoas” diz respeito ao Teletrabalho no âmbito do Judiciário, instituído inicialmente na Resolução Nº 227/2016 e alterado posteriormente pelas Resoluções 298/219; 371/2021 e 375/2021. Considera-se Teletrabalho “a modalidade de trabalho remoto com a utilização de recursos tecnológicos”, ainda (BRASIL, 2016):
“O teletrabalho, integral ou parcial, será permitido a todos servidores, inclusive fora da sede de jurisdição do tribunal, no interesse da Administração, desde que não incidam em alguma vedações (…). A quantidade de servidores e as atividades que poderão ser executadas em regime de teletrabalho serão definidas por proposta da Comissão de Gestão do Teletrabalho de cada órgão, devidamente justificada, e aprovada por ato de sua respectiva Presidência.“
Na pandemia da COVID-19 o Teletrabalho chegou a 100% e, no período pós pandemia, imagina-se que os percentuais de Teletrabalho sejam maiores do que os existentes anteriormente visto que muitos procedimentos e atendimentos passaram a ser realizados em plataformas online. Isso traz para a discussão a possibilidade de remanejo de espaços de trabalho e de compartilhamento das edificações com outros órgãos públicos, diminuindo assim, gastos e consumos com energia e água, assim como, com geração de resíduos. Entretanto, estes passarão a ocorrer nas residências das pessoas que trabalham para a Justiça.
5. Em relação às metragens, se discutiu e cogitou utilizar as classificações de áreas descritas no “Manual de Padrão de Ocupação e Dimensionamento de imóveis institucionais da Administração Federal direta, autárquica e funcional” (BRASIL, 2020) que define as áreas úteis em “privadas e comuns” e “computáveis e não computáveis”. Entretanto, para o cálculo dos indicadores propostos, não adotaremos estas classificações, visto que toda a área útil, ocupada ou não por pessoas, também consome recursos como, por exemplo, energia elétrica(na iluminação e climatização) e água (limpeza, bebedouros, climatização). Salienta-se que a bibliografia nacional e internacional utiliza amplamente as variáveis “pessoas” e “área útil” sem categorizá-las.
6. Sobre os Indicadores relacionados às Emissões de Gases de Efeito Estufa, classificados como Opcionais, recomenda-se que quando o inventário for realizado, que seja adotada a Metodologia GHG Protocol. No Brasil, a ABNT desenvolveu a NBR ISO 114.064 e seguiu as Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol.
7. No Quadro 4 o “Tipo” refere-se ao Tipo de Indicador PIR (P= Pressão, I= Impacto; R= Resposta) e a “Legenda” descreve brevemente as variáveis envolvidas no cálculo do indicador. No Glossário, localizado no final do Caderno, elas estão descritas de modo mais completo. Para não se tornar repetitivo, a explicação das variáveis dos indicadores será apresentada apenas na primeira vez em que esta aparece no Quadro.
O Acordo de Paris (2015) reconheceu que a mudança do clima é uma preocupação comum da humanidade e que é necessário o engajamento de vários atores (sociedade, setores econômicos e todas as esferas de governo).
Quadro 4 – Relação dos ODS com os Indicadores de Operações propostos
ODS | Meta | Indicadores e Fórmula | Tipo | Legenda | Relação com outros ODSs |
---|---|---|---|---|---|
ODS 6 Água Potável e Saneamento |
6.4 Até 2030, aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, (e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água). | Consumo de água da concessionária = m3/no pessoas | P | m3 = unidade de medida de água Pessoas = pessoas que trabalham no órgão: magistrados, servidores, estagiários e terceirizados. Não considerar público externo Concessionária = Empresa que recebeu a concessão para abastecimento de água |
11, 12 e 13 |
ODS 7 Energia Acessível e Limpa |
7.3 Até 2030, dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética. | Consumo de Energia da concessionária por m2 = KWh/m2 | P | KWh = unidade de medida para energia consumida. m2 = área total da edificação Concessionária = Empresa que recebeu a concessão para abastecimento de energia |
11, 12 e 13 |
Consumo de Energia da concessionária por pessoa = KWh/ no pessoas | P | 11, 12 e 13 | |||
Gasto com energia da Concessionária por m2 = R$/ m2 | I | 11, 12 e 13 | |||
Gasto com energia da concessionária por pessoa = R$/nº pessoas | I | 11, 12 e 13 | |||
% Energia da concessionária economizada = (KWh consumidos da concessionária / kWh consumidos no ano anterior) x 100 | R | 11, 12 e 13 | |||
% Energia renovável = (KWh de energia renovável produzidos / total Kwh de energia consumido (renovável e da concessionária)) x 100 | R | 11, 12 e 13 | |||
% de aumento de energia renovável produzida = (KWh de energia renovável produzida / Kwh de energia renovável produzida no ano anterior) x 100 | R | 11, 12 e 13 | |||
ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis OBRIGATÓRIOS |
11.6 Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita do judiciário (das cidades), inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos (municipais) e outros | % de uso da bicicleta como meio principal de deslocamento = (No de pessoas que utilizam majoritariamente a bicicleta para trabalhar / No de pessoas) x 100 | R | Majoritariamente – considerar quando o deslocamento é feito por bicicleta/transporte público em mais de 50% dos dias do ano | 3, 12, 13 |
% de uso do transporte público como meio principal de deslocamento = (No de pessoas que utilizam majoritariamente o transporte público para trabalhar / No de pessoas) x 100 | R | 3, 12, 13 | |||
% Redução no consumo de gasolina = (litros consumidos/ litros consumidos no ano anterior) x 100 | R | Considerar apenas a frota oficial do órgão | 3, 12, 13 | ||
% Redução no consumo de etanol = (litros consumidos/litros consumidos no ano anterior) x 100 | R | Considerar apenas a frota oficial órgão | 3, 12, 13 | ||
% Redução no consumo de diesel = (litros consumidos/litros consumidos no ano anterior) x 100 | R | Considerar apenas a frota oficial órgão | 3, 12, 13 | ||
ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis OPCIONAIS |
11.6 Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita do judiciário (das cidades), inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos (municipais) e outros | Emissão Total de Carbono Equivalente (escopos 1, 2 e 3) por pessoa = GtCO2e emitidos / No de pessoas | P | Cálculo a ser realizado anualmente por Consultoria Especializada | 3, 12, 13 |
% de redução de Emissões de Carbono Equivalente (total e por escopo 1, 2 e 3) = (GtCO2e emitidos / GtCO2e emitidos ano anterior) x 100 | R | Cálculo a ser realizado anualmente por Consultoria Especializada | 3, 12, 13 | ||
ODS 12 Consumo e Produção Responsáveis OBRIGATÓRIOS |
12.5 Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso 12.6 Incentivar o judiciário (as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais), a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios |
Resíduos orgânicos/rejeito por pessoa = Toneladas de resíduos orgânico/rejeito gerados enviados para aterro sanitário / No pessoas | P | Resíduo Orgânico – é todo material de origem biológica, proveniente de animais, vegetais, fungos, entre outros, sobretudo em nossa alimentação.
Rejeito – não apresentam outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada. Exemplos: papel sujo, papel higiênico, etiquetas, … |
3, 11 e 13 |
Resíduos recicláveis por pessoa = Toneladas de resíduos recicláveis gerados enviados para reciclagem / No pessoas | P | Resíduo Reciclável – resíduo capaz de passar pelo processo de transformação e, nesse processo, voltar para o seu estado original ou se transformar em outro produto | 3, 11 e 13 | ||
Destinação de lâmpadas = Quantidade de lâmpadas enviadas para reciclagem / m2 | P | Destinação – locais ou empresas destinados ao beneficiamento ou à disposição final de resíduos. | 3, 11, 13 e 17 |
||
Destinação de pilhas e baterias = Quantidade em kg de pilhas e bateria enviadas para reciclagem / nº pessoas | R | 3, 11, 13 e 17 |
|||
Destinação de resíduos de saúde = Quantidade em kg de resíduos de saúde enviadas para tratamento e disposição final / nº pessoas | R | 3, 11, 13 e 17 |
|||
Taxa de impressoras = Nº de Impressoras / No pessoas | P | 13 e 17 | |||
Quantidade de Impressões = Nº de folhas impressas / No pessoas | P | 11 e 13 | |||
Resíduos de Construção Civil = m3 de resíduos de construção civil gerados / m2 de construção nova | P | Resíduos de Construção Civil – provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras | 3, 11, 13 e 17 |
||
Gastos com destinação de resíduos orgânicos = Gasto em R$ com a destinação correta de resíduos orgânicos e rejeito gerados enviados para aterro sanitário / m2 | I | 3, 11, 13 e 17 |
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Gastos com destinação de resíduos recicláveis = Gasto em R$ para destinação correta de resíduos recicláveis gerados enviados para reciclagem / m2 | I | 3, 11, 13 e 17 |
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Gastos com reformas para sustentabilidade = Gasto em R$ com reformas para aumento da sustentabilidade / gasto em R$ total com reformas | I | 3, 6, 7, 11 e 13 |
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% Redução na geração de resíduos orgânicos = (Resíduos orgânicos e rejeito gerados no período / resíduos orgânicos e rejeito gerados no período anterior) x 100 | R | 3, 11, 13 e 17 |
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% Redução na geração de resíduos recicláveis = (Resíduos recicláveis gerados no período / resíduos recicláveis gerados no período anterior) x 100 | R | 3, 11, 13 e 17 |
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% de gasto com compras sustentáveis = (Gasto em R$ em compras públicas sustentáveis / Gasto em R$ em compras públicas (sustentáveis e não sustentáveis)) x 100 | R | Compra pública sustentável – É aquela onde as especificações para aquisição de bens, contratação de serviços e obras são elaboradas observando critérios de sustentabilidade ambiental. | 3, 6, 7, 11 e 13 | ||
% Licitações sustentáveis = (No de licitações com critérios de sustentabilidade / No de licitações conformes) x 100 | R | 3, 6, 7, 11, 13 e 17 | |||
ODS 12 Consumo e Produção Responsáveis OPCIONAIS |
12.5 Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso | % de papel destinado = (Toneladas de papel destinado / toneladas de resíduos gerados) x 100 | P | 3, 6, 7, 11, 13 e 17 | |
12.6 Incentivar o judiciário (as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais), a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios | % de plástico destinado = (Toneladas de plástico destinado/toneladas de resíduos gerados) x 100 | P | 3, 6, 7, 11, 13 e 17 | ||
% de metal destinado = (Toneladas de metal destinados / toneladas de resíduos gerados) x 100 | P | 3, 6, 7, 11, 13 e 17 | |||
% de vidro destinado = (Toneladas de vidro destinados/toneladas de resíduos gerados) x 100 | P | 3, 6, 7, 11, 13 e 17 | |||
% Resíduos de Saúde destinados = (Kg de resíduos de saúde destinados / total, em Kg, de resíduos gerados) x 100 | P | Resíduos de Serviço de Saúde – descartados em hospitais, laboratórios e outras instituições de saúde | 3, 6, 7, 11, 13 e 17 | ||
Gasto com destinação de lâmpadas = Gasto em R$ para destinação correta de lâmpadas / m2 | R | 3, 6, 7, 11, 13 e 17 | |||
Gasto com destinação de pilhas e baterias = Gasto em R$ para destinação correta de pilhas e baterias / nº pessoas | R | 3, 6, 7, 11, 13 e 17 | |||
Gasto com destinação resíduos de saúde = Gasto em R$ para destinação correta de resíduos de saúde / nº pessoas | R | 3, 6, 7, 11, 13 e 17 | |||
ODS 13 Ação Contra a Mudança Global do Clima |
13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação global do clima, adaptação, redução de impacto, e alerta precoce à mudança do clima no judiciário | % Pessoas capacitadas = (No de pessoas capacitados nas temáticas ambientais ou climáticas / Nº total de pessoas) x 100 | R | 3, 6, 7, 11, 12 e 17 | |
% Capacitações = (Quantidade total de capacitações que tratam da temática ambiental ou climática / Quantidade total de capacitações realizadas pelo órgão) x 100 | R | 3, 6, 7, 11, 12 e 17 | |||
ODS 15 Vida Terrestre |
15.5 Tomar medidas urgentes e significativas para reduzir a degradação de habitat naturais, estancar a perda de biodiversidade e, até 2020, proteger e evitar a extinção de espécies ameaçadas. | % Áreas Não permeáveis = (m2 áreas não permeáveis / m2 do terreno) x 100 | P | Áreas Não Permeáveis – toda parte do terreno ou edificação que possui revestimento de piso, telhado ou laje, não permitindo que a água da chuva penetre no solo | 6 e 11 |
% Áreas verdes = (m2 telhados verdes ou jardins / m2 do terreno) x 100 | R | Áreas verdes – áreas cobertas por vegetação, seja no nível do solo, terraços, paredes ou telhados. Podem ser jardins, canteiros, matas, paredes ou telhados verdes | 7 e 11 | ||
ODS 17 Parcerias e Meios de Implementação |
17.17 Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas, privadas, e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias Dados, monitoramento e prestação de contas | % doação de equipamentos de informática = (Quantidade total de equipamentos de informática doados / quantidade de equipamentos de informática enviados para desfazimento) x 100 | R | Equipamentos de informática – são os dispositivos e equipamentos utilizados no processamento de informações, como computadores (servidores, microcomputadores, notebooks), impressoras, ‘switches’, roteadores, monitores, storages, scanners, centrais de videoconferência, tablets, etc. | 3, 4, 5, 8, 11 e 12 |
% doação de mobiliário = (Quantidade total de mobiliário doado / quantidade de mobiliário enviados para desfazimento) x 100 | R | Desfazimento – é o procedimento formal pelo qual a Administração promoverá a cessão, alienação, inutilização ou abandono de materiais. | 3, 4, 5, 8, 11 e 12 | ||
% de Pessoas beneficiadas por equipamento de informática doados = (No de pessoas beneficiadas diretamente pelos equipamentos de informática doados / No total de pessoas da entidade beneficiada) x 100 | R | 3, 4, 5, 8, 11 e 12 | |||
% de Pessoas beneficiadas por mobiliários doados = (No de pessoas beneficiadas diretamente pelos mobiliários doados / No total de pessoas da entidade beneficiada) x 100 | R | 3, 4, 5, 8, 11 e 12 | |||
% Compartilhamento de espaços= (m2 compartilhados / m2 disponível no órgão) x 100 | R | Compartilhamento de espaços – é a ocupação, mediante o respectivo rateio das despesas, de uma edificação por mais de um órgão da administração pública. | 6, 7 e 11 |
A discussão e proposição de Indicadores de Operação visa auxiliar os gestores no monitoramento das informações importantes do dia a dia visando diminuir as despesas, as emissões de GEE, o consumo de recursos naturais e o alinhamento com a Agenda 2030.
Segundo o SDSN (2015) os indicadores e ODSs devem ser considerados como um pacote integrado e devem trabalhar em harmonia uns com os outros. Dos 17 ODSs da Agenda 2030, verificamos que sete estão diretamente alinhados às Operações do Judiciário. Observou-se também que alguns indicadores propostos para determinado ODS atingem indiretamente outros, sendo os mais recorrentes o 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis); 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 13 (Ação contra Mudança Global do Clima) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
Percebeu-se também que alguns indicadores relacionados ao ODS 17 atingem indiretamente aos ODSs de cunho social. Por exemplo, a doação de mobiliário e equipamentos de informática, por parte do Judiciário para escolas ou ONGs, pode refletir de modo indireto nos ODSs 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero) e 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), dependendo do enfoque de trabalho da entidade beneficiada.
O ODS 3 (Saúde e Bem Estar) também foi atingido de modo indireto em vários indicadores, pois através da disposição adequada dos resíduos e da redução das emissões de GEE, por exemplo, pode-se reduzir o número de mortes e doenças por produtos perigosos e por contaminação e poluição do ar, da água e do solo, descritas na meta 3.9. Portanto, os Indicadores de Operação propostos conseguiram atingir também os ODSs Sociais que estavam fora do escopo das “Operações”.
Ao término deste capítulo faz-se necessário ressaltar que o trabalho apresentado é fruto da discussão e das reflexões de um grupo bastante heterogêneo, composto por pessoas de diversos órgãos e formações acadêmicas, o que propiciou discussões muito ricas e aprofundadas. Esperamos que este trabalho possa ser útil ao Judiciário de modo a complementar o trabalho já iniciado nos últimos anos, assim como, fomentar novas discussões, processos e aprendizados.
Faltando nove anos para 2030, o Judiciário também está sendo desafiado a contribuir com essa construção coletiva. Assim, os Indicadores de Operação propostos neste capítulo constituem uma reflexão teórica e prática a respeito de mecanismos de governança em prol do desenvolvimento sustentável e cumprimento de metas da Agenda 2030.
REFERÊNCIAS
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Norma Brasileira NBR ISO 14.064. Gestão de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Rio de Janeiro, 2016. http://abnt.org.br/paginampe/biblioteca/files/upload/anexos/pdf/4ee5b810af4a3aee073ab89f0a573a1a.pdf
- BITAR, Omar Yazbek; BRAGA, Tania de Oliveira. Indicadores ambientais aplicados à gestão municipal. In: Indicadores de Sustentabilidade e Gestão Ambiental.Org. Arlindo Philippi Jr e Tadeu Fabrício Malheiros. Editora USP. p. 125-158. 2012.
- BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Resolução 227. Regulamenta o Teletrabalho. 2016. https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/2295
- BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Resolução 298. Altera e resolução 227/2016. 2019. https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/2295
- BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Resolução 371. Altera e resolução 227/2016. 2021. https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/2295
- BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Resolução 375. Altera e resolução 227/2016. 2021. https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/2295
- BRASIL. Ministério da Economia. Portaria 38/2020. https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-conjunta-n-38-de-31-de-julho-de-2020-269968297
- BRASIL. Ministério da Economia. Manual de Padrão de Ocupação e Dimensionamento de imóveis institucionais da Administração Federal
direta, autárquica e funcional. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/economia/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/guias-e-manuais/manual_racionaliza_08set2020.pdf - EUROPEAN ENVIRONMENT AGENCY. Glossary – Indicator. 2017. Disponível em: https://www.eea.europa.eu/help/glossary
- ICSU, ISSC. Review of the Sustainable Development Goals: The Science Perspective. Paris: International Council for Science. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/272355248_review_of_targets_for_the_sustainable_development_goals_the_science_perspective/stats#fulltextfilecontent
- MEADOWS, D., Indicators and Information Systems for Sustainable Development. The Sustainability Institute. 1998. Disponível em: https://www.racialequitytools.org/resourcefiles/IndicatorsInformationdmeadows.pdf
- PNUMA PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE. Metodologia para elaboração de GEO Cidades: Manual de Aplicação. Rio de Janeiro. 132p. 2002. Disponível em: http:// www.redeh.org.br
- SDSN – Sustainable Development Solutions Network. Indicators and a monitoring framework for Sustainable Development Goals. 2015. Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org/index.php?page=view&type=400&nr=2013
AUTORES
- Alessandra Migliori do Amaral Brito, arquiteta e urbanista, voluntária no Inovatchê/JusClima2030 e doutoranda em Engenharia Civil – Construção e Infraestrutura / UFRGS
- André Zamprogna Marcon, servidor da JFRS, analista de sistemas, especialista em Administração Pública / UFRGS
- Eron Gomes de Oliveira, servidor da JFRS
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