https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/censipam/noticias/o-painel-do-fogo-ja-esta-disponivel

Ferramenta visa subsidiar o acionamento das equipes de combate ao fogo na Amazônia e no Pantanal.

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) oferece o serviço de rastreio do fogo a partir do agrupamento da ocorrência de focos em eventos individuais de queimadas e incêndios. Visando subsidiar o acionamento das equipes de combate ao fogo na Amazônia e no Pantanal, o Censipam desenvolveu o Painel do Fogo, combinando um gráfico de severidade com visualizador de mapas web para cruzar imagens de satélites óticos em tempo quase real com camadas territoriais.

A plataforma, desenvolvida de maneira integrada com órgãos de atuação direta em campo no combate às queimadas e aos incêndios, já está disponível para uso. Os diferenciais do Painel do Fogo são a abordagem de eventos individuais a partir de agrupamento de focos de calor, o uso de imagens de diferentes satélites de observação da terra em uma mesma ferramenta e a busca por informação em tempo quase real das detecções de fogo em cada evento.

A ferramenta foi disponibilizada, neste momento, considerando a importância da fase de validação e em virtude do ápice da temporada de incêndios. Em breve, no dia 8 de setembro de 2021, haverá o lançamento oficial do Painel do Fogo para apresentação das particularidades, bem como para detalhar o uso, a navegabilidade e os planos futuros.

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para: .

Por Juliana Mota

Assessoria de Comunicação do Censipam
Secretaria-Geral/Ministério da Defesa
comunicacaosocial@sipam.gov.br