https://www10.trf2.jus.br/portal/projeto-usina-fotovoltaica-da-sjes-e-vencedor-do-premio-ajufe-boas-praticas-de-gestao/

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) divulgou no dia 8/8 a relação dos vencedores da 4ª edição do Prêmio Ajufe Boas Práticas de Gestão. O prêmio será entregue durante o Fórum Nacional de Administração e Gestão Estratégica (Fonage), que será realizado pela Ajufe em Vitória (ES), no dia 2 de setembro de 2019.

Representada pela juíza federal Cristiane Conde Chmatalik, diretora do foro da Seção Judiciária do Espírito Santo (SJES), a Seccional foi um das vencedoras na “Categoria 5: Boas práticas relacionadas à implementação das ODS (Objetivos para Desenvolvimento Sustentável), Agenda 2030 da ONU”.

O trabalho premiado da SJES foi o da Usina Fotovoltaica, que gera “energia limpa” para a Seccional, utilizando a luz solar captada por meio de placas fotovoltaicas na área externa do estacionamento de sua sede, além de servir como cobertura para os carros estacionados.

Cristiane Chmatalik destaca que o projeto foi elaborado pela equipe do Núcleo de Obras e Manutenção (NOM) da Seção Judiciária, que realizou extenso trabalho de pesquisa e desenvolveu os projetos de arquitetura e do sistema fotovoltaico.

A instalação da usina custou R$ 470 mil. Considerando a vida útil dos módulos fotovoltaicos,estimada em 25 anos, e a perda de eficiência média com o tempo, a usina gerará cerca de R$ 2 milhões em economia de despesas correntes ao longo desse período, com um tempo de retorno do total investido de aproximadamente seis anos.

Além da economia de recursos públicos, a instalação da usina de energia solar gerou interesse por parte da comunidade e incentivou outras instituições a investir em sistemas semelhantes, com impacto positivo no meio ambiente. O investimento também proporcionou uma grande capacitação para a equipe de engenharia da SJES.

Fonte: Com informações da SJES