https://www.trt8.jus.br/noticias/2021/trt8-foi-pioneiro-no-uso-de-energia-solar-no-judiciario

No próximo dia 29 de maio será celebrado o Dia Mundial da Energia, data criada com o intuito de motivar uma conscientização civil e política sobre a importância da poupança de energia e incentivo ao uso de energias renováveis.

Um dito popular diz que o melhor exemplo é a prática, e sendo instituição pioneira na utilização da energia solar no Judiciário brasileiro, o TRT da 8a Região tem muito o que compartilhar de aprendizado angariado nas diversas etapas desse projeto, desde sua implementação, passando pelas etapas de uso e projeto de expansão.

Engenheiro do TRT8, Carlos Araújo acompanhou todo o processo de instalação das placas de energia solar no Fórum Trabalhista de Macapá, e destaca o pioneirismo do tribunal. “Decidimos pela instalação do sistema de energia solar em 2015. Até então, somente o TSE tinha instalado, na sede deles em Brasília, e fomos pioneiros no uso dessa energia renovável entre os tribunais brasileiros. Hoje o sistema gera a quantidade de energia esperada e verificamos que o tempo de retorno do investimento tem reduzido a cada ano; prevíamos em 13 anos, já reduziu para 10.”

Segundo Carlos, o exemplo da instituição incentivou o uso de energia solar por integrantes do tribunal. “Desde a instalação, atuamos junto a diversas instituições, auxiliando na implantação de sistema de energia fotovoltaica, mas me surpreendi com a quantidade de colegas que buscaram informações para a instalação nas suas residências, e já são várias pessoas do TRT8 que fazem uso das placas de energia solar nas suas casas, com impacto positivo nas suas contas de energia.”

De acordo com Carlos, o tribunal possui estudos sobre a ampliação do uso dessa energia renovável para outras unidades.