Procuradora-Geral da República vs. Presidente da República

Divulgue esta ação

Resumo

Elaborado pela equipe do JusClima2030 em 8 de June de 2021

Tem como objeto a validade do Decreto nº 9.806/2019, que dispôs acerca da estrutura do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), a partir da alteração do coeficiente de participação da sociedade civil, considerados os parâmetros normativos de controle consistentes na igualdade, na participação popular direta, na tutela do meio ambiente ecologicamente equilibrado e na proibição ao retrocesso institucional.

Amici curiae: Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, Aelo-Associação das Empresas de Loteamento e Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação, Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo – Secovi/SP, Associação de Saúde Ambiental Toxisphera, Rede Sustentabilidade, Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente, Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP, WWF – Brasil, Instituto Socioambiental, Laboratório do Observatório do Clima, Rede de Organizações Não Governamentais da Mata Atlântica – RMA, Conectas Direitos Humanos, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Casos similares

Compilação, pela equipe do JusClima2030, de litigíos climáticos em outras jurisdições que apresentam discussões semelhantes.

Sierra Club entrou com uma ação judicial para obrigar a EPA a preencher relatórios sobre os impactos ambientais dos padrões de combustíveis renováveis. O Sierra Club entrou com uma ação contra o administrador da EPA, Scott Pruitt, alegando que o administrador da EPA não cumpriu funções não discricionárias sob a Lei do Ar Limpo e […]

Leia mais