Ministério Público Federal vs. Dauro Parreira de Rezende

Divulgue esta ação

Resumo

Elaborado pela equipe do JusClima2030 em 4 de April de 2023

Trata-se de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal contra Dauro Parreira de Rezende, por meio da qual se discute a responsabilidade civil por danos ambientais e climáticos ocasionados pelo desmatamento ilícito de um total de 2.488,56 hectares de áreas da Fazenda Santa Luzia e do Seringal Redenção, inseridas no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Antimary, no município de Boca do Acre. Os autores alegam que converteram as coordenadas do imóvel por meio de conversor oficial do INPE, inseridas na ferramenta MapBiomas Alertas, apurando-se que a Fazenda Santa Luzia está inserida no PAE Antimary, e igualmente colacionaram Relatório feito pelo IPAM Amazônia, contendo os cálculos de emissões de gases de Efeito estufa (CO²), oriundo do desmatamento.

Em 25 de fevereiro de 2023 foi proferida sentença de extinção da reconvenção apresentada.

Casos similares

Compilação, pela equipe do JusClima2030, de litigíos climáticos em outras jurisdições que apresentam discussões semelhantes.

Em 2 de março de 2021, uma coalizão internacional de onze ONGs processou a rede francesa de supermercados Casino por seu envolvimento na pecuária no Brasil e na Colômbia. Os autores alegam que a forma como está ocorrendo a pecuária nestas áreas causa danos ao meio ambiente e aos direitos humanos. Incluem os autores nos […]

Leia mais