PSB e outros vs. União

Divulgue esta ação

Resumo

Elaborado pela equipe do JusClima2030 em 20 de September de 2023

Busca-se a declaração de inconstitucionalidade por omissão da União, para que a mesma disponibilize os valores já depositados na conta do Fundo Amazônia (mais de R$ 1,5 bilhão estariam, segundo os autores, represados, sem a contratação de novos projetos ou a implementação de qualquer medida de equilíbrio). O Fundo teria por objetivo fomentar projetos de prevenção ou combate ao desmatamento voltados para a conservação e a integração sustentável com os recursos naturais na Amazônia Legal, como o uso alternativo da terra. Haveria omissão inconstitucional quanto à  adoção de providência de índole administrativa objetivando a suspensão da paralisação do “FUNDO  AMAZÔNIA”, promovida ilegalmente pela RÉ, atentando contra o pacto federativo e o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado assegurado pelo art. 225, caput, § 1°, incisos I, III e VII da Constituição Federal de 1988.

Em agosto de 2023 foi publicado Acórdão (veja anexos) julgando procedente em parte a ADO 59.

Casos similares

Compilação, pela equipe do JusClima2030, de litigíos climáticos em outras jurisdições que apresentam discussões semelhantes.

Em 16 de dezembro de 2019, um grupo de jovens peruanos entrou com uma ação contra o Peru, alegando que o governo não tomou medidas suficientes para enfrentar as mudanças climáticas. Sete autores, representados por seus pais, entraram com uma ação contra o Estado peruano por sua suposta falha em conter adequadamente o desmatamento na […]

Leia mais